Fechar
GP1

Mundo

Nova música dos Beatles ganha clipe que reúne o quarteto; assista

Com auxílio de Inteligência Artificial, público foi presenteado com último ato dos Garotos de Liverpool.

Saiu o videoclipe da nova e última música dos Beatles, Now And Then, 53 anos após o fim da mais importante banda da história, que revolucionou a música e até hoje influencia gerações, com seu legado único.

O clipe foi lançado nessa sexta-feira (03), no YouTube, um dia depois do lançamento da canção, que, com o auxílio de Inteligência Artificial (IA), traz a voz do lendário John Lennon e os arranjos do guitarrista e também fora de série George Harrison, ambos falecidos. Paul McCartney e Ringo Starr, os únicos beatles vivos, se somam à produção desse que é considerado o “último ato” dos Garotos de Liverpool.

Com direção de Peter Jackson, o vídeo reúne, virtualmente, os integrantes vivos Paul McCartney e Ringo Starr, com John Lennon e George Harrison, em uma música onde é possível ouvir os quatro tocando seus respectivos instrumentos.

Foto: Reprodução/YouTubeGeorge Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon reunidos virtualmente
George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon reunidos virtualmente

Mesmo que o encontro dos quatro músicos não seja real, o clipe causa um grande impacto e já é um grande sucesso, com 13 milhões de visualizações em um dia.

A última canção

Foto: Reprodução/YouTubeÚltima canção dos Beatles
Última canção dos Beatles

A música foi escrita por John Lennon e gravada em 1978, gravação onde o músico cantava e tocava piano. A fita cassete foi entregue por Yoko Ono (viúva de Lennon) a Paul, George e Ringo em 1994, 14 anos após o músico ser assassinado por um “fã”, na porta de casa, em Nova York.

O trio remanescente ainda tentou lançar a música no início dos anos 2000, entretanto, na época não havia tecnologia capaz de extrair apenas os vocais da fita gravada. A canção só foi finalizada graças a um sistema de software desenvolvido por Peter Jackson e sua equipe. Com essa tecnologia, baseada em IA, foi possível separar a voz de Lennon do piano.

O trabalho da Inteligência Artificial parou por aí: Paul McCartney explicou que nada na música foi criado artificialmente, ou seja, toda a canção é executada pelos integrantes da banda, a IA foi usada apenas para separar a voz de Lennon da gravação.

Now And Then é uma canção de amor. Fala de saudade e possíveis recomeços. O verso “Now And Then Now and then I miss you” (De vez em quando sinto sua falta) poderia facilmente ser dedicado a um grande amor ou a grandes amigos, o que mexe ainda mais com o público. A maioria das pessoas que já ouviram a música revelam um misto de sentimentos, como nostalgia, saudade e tristeza pelo fim da banda, mas, ao mesmo tempo, alegria pelo reencontro surpreendente, 50 anos depois.

Assista ao videoclipe:

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.