Fechar
GP1

Mundo

PT formaliza apoio a Sergio Massa em disputa contra Milei

Em nota, o Partido dos Trabalhadores comparou o candidato Milei ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O PT formalizou nesse domingo (05) o apoio à candidatura de Sergio Massa, atual ministro da Economia do governo esquerdista de Alberto Fernández, à Presidência da Argentina.

Em nota oficial, o partido de Lula, que é amigo de Fernández, fala em combater a “extrema direita” ao se referir à candidatura de Javier Milei, candidato liberal que ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições com cerca de 30% dos votos, ante 36% de Massa.

Segundo informações da imprensa argentina, as pesquisas para a votação no segundo turno, em 19 de novembro, mostram uma disputa acirrada.

O partido compara ainda o candidato Milei ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Nós, brasileiros e brasileiras, conhecemos bem essa segunda alternativa de extrema-direita, que também governou nosso país no período anterior. Conhecemos toda a dor e o sofrimento que o descaso com a vida do povo significou para nosso país”, diz nota assinada pela presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann e pelo Secretário de Relações Internacionais do partido, Romênio Pereira.

“Não temos dúvida em apoiar a candidatura de Sergio Massa, da coalizão União pela Pátria, no nosso país irmão”, continuou a nota.

Confira abaixo a nota na íntegra

Nota do PT Brasil sobre as eleições presidenciais na Argentina

“No próximo dia 19 de novembro, o povo argentino voltará às urnas para decidir seu futuro, em eleições presidenciais que marcam também os 40 anos da retomada da democracia naquele país.

Justamente nesse contexto, dois projetos de sociedade se enfrentam: um, representado pela candidatura presidencial de Sergio Massa, de perfil democrático e popular, com um programa de governo de desenvolvimento e justiça social; e outro, do candidato Javier Milei, representando a extrema-direita e o ultraneoliberalismo econômico do salve-se quem puder.

Nós, brasileiros e brasileiras, conhecemos bem essa segunda alternativa de extrema-direita, que também governou nosso país no período anterior. Conhecemos toda a dor e o sofrimento que o descaso com a vida do povo significou para nosso país.

Por isso, não temos dúvida em apoiar a candidatura de Sergio Massa, da coalizão União pela Pátria, no nosso país irmão. Defendemos a integração regional para trazer a justiça social, a paz, a democracia e um projeto de desenvolvimento que coloque nossa região de maneira soberana no concerto das nações, num mundo cada vez mais complexo em que todos os dias a democracia e a paz mundial estão em risco.

Derrotar a extrema-direita, que se articula em nível mundial, é tarefa essencial para a construção de um mundo de paz, cooperação e solidariedade.

Gleisi Hoffmann Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores

Romênio Pereira Secretário de Relações Internacionais do PT

Brasília, 06 de novembro de 2023".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.