Fechar
GP1

Mundo

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo

O presidente eleito toma posse neste domingo (10), em solenidade realizada na Casa Rosada.

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, toma posse neste domingo (10) em solenidade que acontece na Casa Rosada. Recém-eleito, o novo presidente enfrentará uma crise econômica cada vez mais crescente no país, com inflação em expansão e alto nível de pobreza e uma taxa de juros que superam os três dígitos desde agosto.

Segundo levantamento realizado recentemente, até outubro de 2023 a taxa anual de inflação registrou 142,7% em 12 meses. Segundo o presidente do Banco Central argentino (BC), Roberto Campos Neto, a crise advém de um período em que o governo da Argentina tomava medidas fáceis e benéficas a curto prazo, sem pensar no futuro e nas consequências.

“A Argentina é um exemplo de que abandonou meta fiscal e meta monetária. [...] Retomar essa credibilidade é muito difícil porque vão ter uma parte [de ajuste] fiscal muito apertada e vai encostar na inviabilidade política em algum momento”, afirmou o presidente do BC.

Posse

A partir das 11h, o presidente eleito Javier Milei participa da cerimônia de posse na Casa Rosada, e de lá deve se dirigir a congressistas e encontras com chefes de Estado, representantes e aliados estrangeiros, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, na sede do Poder Legislativo argentino.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.