Fechar
GP1

Mundo

Aeronave da FAB parte para resgatar 2º grupo de brasileiros em Gaza

Cerca de 85 brasileiros estão alojados em quatro imóveis alugados pelo governo brasileiro em Rafah.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) parte nesta quinta-feira (07), do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para resgatar um segundo grupo de brasileiros e familiares palestinos que está na Faixa de Gaza.

A aeronave vai decolar às 9 horas e permanecerá no Cairo, capital egípcia, até que o grupo formado por 102 pessoas consiga autorização para deixar a região. O Itamaraty está mantendo contato permanente com o grupo. Além de oferecer suprimentos e abrigo, também tem fornecido transporte e atendimento psicológico remoto.

Cerca de 85 brasileiros estão alojados em quatro imóveis alugados pelo governo brasileiro em Rafah, cidade na fronteira de Gaza com o Egito. Outras 17 pessoas estão abrigadas em diferentes cidades próximas, também monitoradas por diplomatas.

“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younis, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, disse Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina.

Conforme o Itamaraty, a aeronave está carregada com 11 toneladas de alimentos não perecíveis para assistência humanitária, que foram fornecidos pelo governo brasileiro.

FAB já resgatou quase 1,5 mil brasileiros

Este será o 11º voo da FAB na Operação Voltando em Paz, que já resgatou 1,4 mil brasileiros de Israel e 32 da Cisjordânia desde o início do conflito, em 7 de outubro, quando o Hamas fez um ataque sem precedentes contra Israel, matando 1,2 mil pessoas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.