Fechar
GP1

Mundo

Vladmir Putin declara que concorrerá à reeleição na Rússia

Com a candidatura, o atual presidente pode disputar mais 2 mandados de 6 anos e ficar no poder até 2036.

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, declarou, nesta sexta-feira (08), que concorrerá novamente às eleições presidenciais do país. A declaração ocorreu durante uma conversa com militares e civis em uma cerimônia de entrega de medalhas no Palácio do Kremlin.

As eleições estão previstas para 17 de março de 2024. “Não vou esconder que tive pensamentos diferentes em momentos diferentes, mas agora é a hora de tomar uma decisão. Vou me candidatar ao cargo de presidente da Federação Russa”, declarou.

Com o anúncio, Putin pode concorrer a mais dois mandados de seis anos e permanecer no poder até 2036, caso vença a reeleição. A expectativa é de que ele vença as eleições, por meio do controle do sistema político no país.

De acordo com o diretor de um instituto de opinião da Rússia, Yuri Levada, o índice de aprovação de Putin é de 81%. A popularidade do presidente não se afetou mesmo com a guerra na Ucrânia e a rebelião malsucedida do Grupo Wagner.

Oponentes

Além de Putin, o vereador de Moscou, Boris Nadezhdi, e a jornalista Yekaterina Duntsova demonstraram interesse em concorrer ao cargo de presidente da Rússia. Segundo as leis eleitorais do país, os candidatos escolhidos por um partido que não tenha representação na Câmara Nacional precisam ter ao menos 100 mil assinaturas de no mínimo 40 regiões diferentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.