Fechar
GP1

Mundo

Guerra na Ucrânia completa um ano e acumula milhares de mortos

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há mais de 300 mil mortos em decorrência dos conflitos.

Nesta sexta-feira (24) a guerra da Rússia e Ucrânia completa um ano, onde milhares de vidas foram ceifadas, milhões de famílias tiveram que deixar suas casas para recomeçar em outros países e milhões de crianças foram forçadas a abandonar a escola.

No entanto, há um grande desencontro de informações, em que o número de mortos varia, dependendo da fonte, de cerca de 7 mil mortes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a mais de 300 mil, segundo fontes militares consultadas por mídias europeias.

Temores

Para os especialistas, a situação atual se deve, entre outros fatores, ao temor de avanço da Otan nos países próximos à fronteira com a Rússia, bem como ao receio de avanço de tropas russas em territórios de países vizinhos.

Presidente deposto

O presidente deposto refugiou-se na Rússia, em meio a acusações de ser responsável pela morte de manifestantes. Foi então instalado um governo interino, com o apoio de grupos de direita. Nas eleições seguintes, em maio de 2014, foi eleito Petro Poroshenko, um político favorável à aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.