Fechar
GP1

Mundo

Tribunal decide a favor de homem que andava nu na Espanha

Alejandro Colomar, de 29 anos, afirma que teve seu direito à liberdade ideológica ferido.

O Tribunal Superior de Justiça de Valência, na Espanha, decidiu a favor de um homem que havia sido multado após andar nu pelas ruas de Aldaia, cidade da região. Ele também teria tentando ir à audiência despido.

A Corte reconheceu que há um “vazio legal” na lei espanhola acerca de nudez pública. Durante o julgamento, Alejandro Colomar, de 29 anos, afirmou que as multas infringem seu direito à liberdade ideológica.

Ele ainda teria tentado entrar no prédio vestindo apenas um par de botas, porém foi impedido de entrar sem vestimentas. Alejandro se posicionou sobre as acusações: “Eles me acusaram de exibicionismo obsceno. De acordo com o dicionário, isso implica intenção sexual e não tem nada a ver com o que estava fazendo”, relatou à Reuters.

A nudez pública é legal na Espanha desde 1988, especialmente nas regiões de praia. No entanto, cidades como Valladolid e Barcelona instituíram suas próprias regras acerca do nudismo.

No caso de Alejandro andar nu em Aldaia, o Tribunal constatou que não há nenhuma regulamentação sobre nudismo na cidade. A Corte também afirmou que, pelo fato de Colomar ter andando nu em horários distintos e ruas diferentes, seu comportamento não implica uma “alteração da segurança cidadã, da tranquilidade ou da ordem pública".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.