Fechar
GP1

Mundo

Sistema bancário dos EUA está seguro, afirma Joe Biden

A declaração foi feita na Casa Branca durante o pronunciamento sobre a economia após a falência do SVB.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira (13) que os americanos podem ter certeza de que o sistema bancário está seguro após a quebra dos bancos SVB (Silicon Valley Bank) e Signature Bank. A declaração foi feita na Casa Branca durante o pronunciamento sobre a economia após a falência do SVB.

Ainda de acordo com o presidente norte-americano, os clientes e pequenas empresas que possuem depósitos nas duas instituições terão seu dinheiro devolvido a partir desta segunda. “Todos os clientes que tinham depósitos nesses bancos serão protegidos e terão seu dinheiro de volta a partir de hoje. Todo americano deve se sentir seguro que seus depósitos estarão lá se e quando eles precisarem”, afirmou o presidente norte-americano.

Biden também prometeu uma nova regulamentação após a maior falência de um banco no país desde a crise financeira de 2008. “Vou pedir ao Congresso e aos reguladores bancários que fortaleçam as regras para os bancos, para tornar menos provável que esse tipo de falência aconteça novamente e para proteger os empregos americanos como uma pequena empresa”, disse.

Biden disse que o governo pretende apurar como os problemas ocorreram, para punir eventuais responsáveis e evitar novos episódios do tipo. O mandatário comentou que o governo anterior (do ex-presidente Donald Trump) recuou em algumas regulações, o que a Presidência deseja agora reverter.

Entenda o caso

O banco Silicon Valley Back (SVB), o principal financiador de startups nos Estados Unidos, foi fechado na última sexta-feira (10), por Órgãos Reguladores americanos. O caso é tratado como a maior quebra de um banco dos EUA desde o Washington Mutual em 2008.

O banco foi fechado por falta de liquidez e insolvência, além de ser uma forma de garantir proteção de todos os depósitos segurados. O Departamento de Proteção Financeira da Califórnia disse em um comunicado que tomou posse do SVB, e transferiu a gestão de seus ativos para o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.