Fechar
GP1

Mundo

Terremotos atingem 6 países da América e deixa pelo menos 14 mortos

Os tremores foram registrados na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México.

Terremotos atingiram cinco países da América Latina e um território da América do Norte nesse sábado (18). Os tremores foram registrados, até o momento, na Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além do México na América do Norte.

O tremor mais intenso foi registrado no Peru. De acordo com o Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0. O epicentro foi em Tumbes, na região norte do país. De acordo com o Ministério da Saúde uma criança morreu, mas até o momento não há notícias sobre vítimas e feridos. Um dia antes, o Peru já havia registrado dois tremores.

Mortes no Equador

No Equador, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a costa do país. Seu epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao, Província de Guayas. Também foram registrados outros dois abalos em cidades da região de Guayaquil. As autoridades equatorianas confirmam a morte de 14 pessoas, e o número de feridos passa de 120. As vítimas se concentram nas províncias de El Oro e Azuzay.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou a instalação de um comitê de emergência. “Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo”, escreveu em seu perfil no Twitter.

Outros países também registraram tremores

Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica identificou dois tremores em Mendoza, de magnitude 5,0, e em Catamarca, de 3,0, ambos na Argentina. No mesmo período, pelo menos seis ocorrências de tremores foram registradas no Chile. O mais forte deles foi observado em Arica (magnitude 4,0), no extremo norte do país.

Ao norte, o México, há o registro de pelo menos 18 tremores, informou o Serviço Sismológico Nacional mexicano. O epicentro do mais forte deles (magnitude 4,3) foi identificado a cerca de 150 quilômetros de San Jose Del Cabo, na costa oeste do país.

De acordo com o Serviço Geológico Colombiano, o país registrou quatro tremores nas últimas 24h. O mais intenso aconteceu na região de Zapatoca, nordeste do país, com magnitude 3.2.

Círculo de Fogo do Pacífico

Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil km em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico. Ao longo dele, são pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos — cerca de 90% de todos os tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.