Fechar
GP1

Mundo

Joe Biden anuncia acordo com o Canadá para combater imigração ilegal

O presidente americano elogiou o compromisso do país vizinho “por intensificar programas semelhantes".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciaram nesta sexta-feira (24) um acordo entre os dois países para frear a imigração ilegal.

"Os Estados Unidos e o Canadá trabalharão juntos para desencorajar os cruzamentos ilegais da fronteira", disse Biden em discurso no parlamento canadense. O presidente americano elogiou o compromisso do país vizinho "por intensificar programas semelhantes, abrindo novos caminhos legais para 15.000 migrantes vindos de países do Hemisfério Ocidental para o Canadá".

Com a decisão, um trecho da fronteira usado por imigrantes e conhecido como Roxham Road será fechado. Os policiais terão autorização para enviar os imigrantes ilegais aos postos de migração. A Roxham Road é uma estrada rural de aproximadamente 8 km na cidade de Champlain, Nova York (EUA).

Trudeau declarou que as duas nações compartilham "o mesmo coração". Disse também que os países continuarão a trabalhar juntos para "criar empregos e construir economias e sociedades mais saudáveis e sustentáveis". "Ambos os nossos países acreditam na migração segura, justa e ordenada", disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Em seu perfil no Twitter, Biden afirmou que "os Estados Unidos escolhem vincular nosso futuro ao do Canadá porque sabemos que não encontraremos um parceiro melhor, aliado mais confiável, amigo mais estável".

Biden viajou para Ottawa, no Canadá, na última quinta-feira (23). Na ocasião, reuniu-se com o premiê canadense e com a governadora geral do Canadá, Mary Simon.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.