Fechar
GP1

Mundo

Bactéria presente em colírio cega e mata pessoas

Até 14 de março, 68 pessoas norte-americanos foram diagnosticadas com a bactéria Pseudomonas aeruginosa.

De acordo com informações divulgadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e pela FDA, o uso de colírio contaminado por uma bactéria amplamente resistente a medicamentos levou à morte de duas pessoas e cegou outras. A bactéria responsável pelos casos é a Pseudomonas aeruginosa.

Desde então, até 14 de março, foram diagnosticadas 68 infecções em 16 Estados norte-americanos causadas por uma cepa rara e altamente resistente a antibióticos. Vale lembrar que uma das vítimas faleceu em decorrência do uso do medicamento contaminado.

"Os pacientes relataram mais de dez marcas de lágrimas artificiais, e alguns pacientes usaram várias marcas. A lágrima artificial EzriCare, um produto de venda livre sem conservantes, embalado em frascos multidose, foi a marca mais comumente relatada", diz a agência sanitária.

Oito pessoas perderam a visão, e quatro pacientes tiveram de remover cirurgicamente um dos olhos. A maioria dos infectados pela bactéria havia se automedicado com o colírio EzriCare Artificial Tears, produzido por uma empresa farmacêutica indiana, a Global Pharma. A bactéria é capaz de prosperar em qualquer lugar, desde combustível de aviação até água destilada.

Um senhor de 72 anos apresentou uma infecção contínua e perda extrema de visão no olho direito. Mesmo com o uso sistemático de antibióticos, a infecção do paciente permaneceu. Em Miami, uma mulher de 68 anos teve de remover o olho direito, infectado em setembro do ano passado; ela havia comprado o tal colírio, a fim de se livrar de uma irritação causada pelo uso de lentes de contato. Os distribuidores da EzriCare nos EUA afirmaram que darão prioridade à retirada do produto do mercado.

As autoridades de saúde investigam se o produto, comercializado sem receita médica, está contaminado por uma bactéria resistente a medicamentos. A recomendação é que pessoas que apresentam sinais de infecção ocular e que usaram o colírio da EzriCare, devem procurar atendimento médico imediatamente. Os sintomas podem incluir secreção ocular amarela, verde ou clara, vermelhidão do olho ou da pálpebra, aumento da sensibilidade à luz e dor ou desconforto ocular.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que as empresas Global Pharma Healthcare e Delsam Pharma não são detentoras do registro e nem fabricantes de colírios registrados na Anvisa. Também não houve identificação de notificações de eventos adversos ao produto em questão no Brasil.

Em tom alarmista, os especialistas disseram que bolsões de patógenos se espalharam rapidamente à medida que as viagens internacionais aumentaram. A bactéria presente no colírio poderá se espalhar facilmente, sobretudo nos EUA.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.