Fechar
GP1

Mundo

Rússia prende jornalista dos EUA acusado de espionagem

Evan Gershkovich, 31 anos, foi detido na cidade de Yekaterinburg por acusações de espionagem.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia confirmou nesta quinta-feira (30) a prisão do repórter e correspondente em Moscou do jornal norte-americano Wall Street Journal. Evan Gershkovich, 31 anos, foi detido na cidade de Yekaterinburg por acusações de espionagem. As informações são da agência de notícias russa Tass e do WSJ.

A agência afirmou que Gershkovich tinha o credenciamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para trabalhar no país. O jornalista mora em Moscou há 6 anos. Contudo, a porta-voz do órgão russo, Maria Zakharova, disse a jornalistas que o repórter estava usando suas credenciais para “atividades que nada têm a ver com jornalismo”.

O Tribunal Distrital Lefortovsky decidiu manter Gershkovich preso enquanto aguarda as investigações. Se for condenado, o jornalista pode pegar até 20 anos de prisão. O Wall Street Journal negou as acusações de espionagem. Também disse que “busca a libertação imediata” do confiável e dedicado repórter.

Essa foi a primeira vez que um correspondente norte-americano foi detido por acusações de espionagem desde a Guerra Fria. O governo dos Estados Unidos ainda não se manifestou sobre o caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.