Fechar
GP1

Mundo

Documento diz que vírus da Covid vazou de laboratórios da China

O relatório foi elaborado pelo especialista médico Robert Kladec, que apontou dois vazamentos do vírus.

Um relatório de 300 páginas aponta que o vírus responsável pela pandemia da covid-19, que se espalhou pelo mundo inteiro, foi resultado do vazamento do microorganismo em dois laboratórios da cidade de Wuhan, na China. O relatório foi elaborado pelo especialista médico Robert Kladec.

O estudo, chamado de “Muddy Waters”, durou 2 anos, e foi divulgado pelo gabinete do senador republicano do Kansas, Roger Marshall. Em entrevista, ele afirmou que o vírus teve origem em laboratório. Ele contou que o primeiro vazamento aconteceu em setembro de 2019, período em que os chineses começaram pesquisas em busca de vacinas.

“Provavelmente eles estavam desenvolvendo esta vacina em um laboratório na Universidade de Wuhan trabalhando em primatas. Achamos que foi quando algum tipo de aerossol foi acidentalmente liberado daquele laboratório ou um funcionário do laboratório saiu dele com esse vírus muito, muito contagioso”, detalhou o senador Marshall.

Dois meses depois, em novembro de 2019, o segundo vazamento foi registrado. A data é indicada pelo cronograma de desenvolvimento da vacina de covid na China. Um dos cientistas responsáveis pela pesquisa em busca das vacinas, Zhou Yusen, morreu misteriosamente após registrar uma patente no dia 24 de fevereiro de 2020.

Outro ponto de destaque dos documentos é a capacidade do vírus, classificada por Marshall como “poderoso”, pois era desenvolvido em uma pesquisa de ganho de função, que o tornou mais transmissível e mais letal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.