Fechar
GP1

Mundo

Possível adesão da Ucrânia à Otan é criticada pela Rússia

A porta-voz, Maria Zakharova, afirmou que a Otan tem o objetivo de "derrotar a Rússia na Ucrânia".

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu nessa sexta-feira (21), um comunicado classificando como "perigosas" as declarações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a possível entrada da Ucrânia na aliança.

A porta-voz do ministério, Maria Zakharova, afirmou que a Otan tem o objetivo de "derrotar a Rússia na Ucrânia" e que isso pode levar ao "colapso final do sistema de segurança europeu".

“A Otan estabelece o objetivo de derrotar a Rússia na Ucrânia e, para motivar Kiev, promete que, após o fim do conflito, o país pode ser aceito na aliança”, disse a porta-voz do ministério, Maria Zakharova.

As declarações foram feitas após a visita do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a Kiev, onde afirmou que "o futuro da Ucrânia está na Otan" e que a aliança militar está discutindo uma iniciativa de apoio plurianual para o país. As autoridades russas reiteraram que o maior objetivo é evitar que a Ucrânia se junte à Otan. Stoltenberg declarou que a Ucrânia se juntará à aliança militar, mas não deu uma data definitiva para isso acontecer.

“Tais declarações são míopes e francamente perigosas. Isso pode levar ao colapso final do sistema de segurança europeu”, reforçou Zakharova.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.