Fechar
GP1

Mundo

Por falta de combustível, desfile do Dia do Trabalhador em Cuba é adiado

A calamidade no país tem causado apagões, inflação alta e problemas no abastecimento.

O ditador cubano Miguel Díaz-Canel adiou o tradicional desfile do Dia do Trabalhador em Cuba, que aconteceria nesta segunda-feira (01), por falta de combustível em todo o país. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 05 de maio.

O desfile ocorre desde 1959 e mobiliza milhares de cidadãos para assistirem o evento na Praça da Revolução, em Havana. Os integrantes se locomovem nos ônibus oferecidos pelo regime. Neste ano, Díaz-Canel culpou as chuvas, que estão atingido a região, pela falta de combustível.

Ulises Guilarte, secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba, confirmou a suspensão do evento por conta da escassez de combustível. A população cubana é acometida de racionamentos há um tempo, sendo que a venda de gasolina e diesel foi controlada em algumas províncias. Veículos particulares foram proibidos de abastecerem para priorizar as locomotivas estatais. Em universidades, as aulas voltaram à modalidade on-line pelo estado de calamidade que Cuba vive.

Motivo

Uma queda de cerca de 50% nas exportações de Venezuela para Cuba, da última década para cá, é um dos principais fatores dessa crise. O acordo entre os países garante o fornecimento de combustível à ilha caribenha em troca de profissionais da saúde e da educação para Venezuela.

Segundo o jornal The Guardian, a declinação nas exportações de combustíveis se dá pela soma da pandemia da covid-19 e de erros na política e na economia do país. O caos atinge a população cubana com falta de alimentos, inflação acelerada, apagões constantes e alta da migração.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.