Fechar
GP1

Mundo

OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos

A doença era emergência global desde julho de 2022 e causou 140 mortes em 111 países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nessa quinta-feira (11), que a Mpox, também conhecida como varíola dos macacos, não é mais uma emergência em saúde pública de importância internacional. Ao todo, foram mais de 87 mil casos no mundo, com 140 mortes em 111 países.

“Observamos agora um progresso constante no controle do surto com base em lições aprendidas com o HIV [vírus da Aids] e trabalhando conjuntamente com as comunidades mais afetadas”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

No entanto, o diretor-geral alertou que o trabalho ainda não acabou, porque o vírus continua afetando comunidades e representa um risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV.

“Entretanto, assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável”, acrescentou Tedros Adhanom.

Segundo dados da diretoria de vigilância epidemiológica, atualizados até o dia primeiro de abril deste ano, foram 10.890 casos e 15 óbitos no Brasil.

Sobre a doença

A Mpox (ou varíola dos macacos) é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.