Fechar
GP1

Mundo

Turcos vão às urnas e podem marcar derrota de Erdogan

Recep Tayyip Erdogan está no poder do país há 20 anos, desde quando se tornou primeiro-ministro.

Os turcos vão às urnas neste domingo (14) para eleger o novo presidente do país. A eleição está marcada por um cenário de polarização entre os três principais candidatos, Recep Tayyip Erdogan, atual mandatário, Kemal Kiliçdaroglu e Sinan Ogan. Muharrem Ince também concorria ao pleito, mas retirou sua candidatura três dias antes da votação.

As pesquisas indicavam que Kiliçdaroglu, de 74 anos, lidera a corrida eleitoral durante toda a campanha, marcando 48,9% de intenção de votos em 7 de maio, a última realizada pela plataforma antes das eleições.

Erdogan, de 69 anos, segundo colocado nas pesquisas, defende a continuidade do sistema presidencialista de governo, a política de redução da taxa de juros e o fortalecimento da influência turca na região do Oriente Médio. O líder turco se tornou primeiro-ministro do país em 2003 e ficou no cargo até 2014, quando foi eleito presidente pela primeira vez. Depois de sua reeleição em 2018, ele aboliu o sistema parlamentarista e adotou o sistema presidencialista na Turquia.

Kiliçdaroglu, candidato socia-democrata da esquerda turca, propõe a volta do sistema parlamentar na Turquia –alterado para o presidencialismo em 2017 por Erdogan–, resolver impasses com a população curda e aproximar a Turquia da União Europeia e dos Estados Unidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.