Fechar
GP1

Mundo

Presidentes do Chile e Uruguai criticam fala de Lula em defesa de Maduro

"É impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela", disse Boric.

Durante a Cúpula da América do Sul, realizada nesta terça-feira (30), os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticaram o posicionamento do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa do ditador Nicolás Maduro. Boric afirmou durante coletia de imprensa que é "impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela".

"Eu manifestei respeitosamente que discordo do que o presidente Lula disse ontem, de que a situação dos direitos humanos na Venezuela é uma construção narrativa. Não é uma construção narrativa, é uma realidade, é sério", enfatizou.

Segundo ele, trata-se de uma questão de respeito aos refugiados venezuelanos que vivem em outros países. "Eu tive a oportunidade de ver isso nos olhos e nas dores de centenas de milhares de venezuelanos que vivem em nosso país e que também exigem uma posição firme e clara de respeito, onde os direitos humanos devem ser sempre respeitados, independentemente da inclinação política do governante do momento".

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, também se posicionou contra o apoio de Lula a Maduro. Pela manhã, o líder uruguaio questionou se assinaria o documento conjunto da cúpula em Brasília e afirmou que defendê-lo seria uma tentativa de "tapar o sol com um dedo".

"Todos já sabem o que pensamos sobre a Venezuela e o governo venezuelano. Agora, se há tantos grupos no mundo tentando mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que os direitos humanos sejam respeitados, para que não haja presos políticos, a pior coisa que se pode fazer é tapar o sol com um dedo", disse o presidente uruguaio, que é de centro-direita.

Entenda

Na segunda-feira (29), após uma agenda bilateral com Maduro, Lula afirmou que foi construída uma narrativa "antidemocrática e autoritária" contra a Venezuela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.