Fechar
GP1

Mundo

Estados Unidos atuaram para eleger Lula, diz jornal britânico

Segundo o Financial Times, Joe Biden recorreu ao poder e influência dos EUA para intervir nas eleições.

Reportagem do jornal britânico Financial Times, publicada nesta quarta-feira (21), aponta que os Estados Unidos tiveram participação velada nas eleições de 2022 no Brasil. Segundo a publicação, o presidente Joe Biden teria agido para garantir a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente a Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a reportagem, os EUA recorreram ao seu poder e influência na política internacional para pressionar líderes políticos e militares brasileiros a “respeitar a democracia”.

“O fato de a eleição não ter sido seriamente questionada é uma prova da força das instituições brasileiras. Mas também foi em parte o resultado de uma campanha de pressão discreta de um ano do governo dos EUA para instar os líderes políticos e militares do país a respeitar e salvaguardar a democracia, o que não foi amplamente divulgado”, diz trecho da reportagem.

Intitulada “A discreta campanha dos EUA para defender a eleição do Brasil”, a publicação do Financial Times.

A reportagem ressalta ainda que o governo norte-americano fez todo um esforço para que a “interferência” fosse sutil. “A solução foi uma campanha coordenada, mas não anunciada, em vários ramos do governo dos EUA, incluindo as forças armadas, a CIA, o departamento de estado, o Pentágono e a Casa Branca.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.