Fechar
GP1

Mundo

Diretora do FMI prevê inflação "dolorosamente alta" na Europa

Segundo a executiva, a alta na inflação deve permanecer por conta do prolongamento da guerra na Ucrânia.

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, apresentou nesse sábado (3), em um evento na Croácia, suas projeções para a inflação na Europa em curto e médio prazo. Ela afirmou que o continente passará por um período mais duradouro de alta na inflação.

Georgieva contou que a inflação continuará ‘’dolorosamente alta" e que as regiões sudeste e central do continente europeu devem ter um crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto em 2024, abaixo do que era aguardado em 2020. “Projetamos que a inflação na União Europeia deve ficar acima das metas do Banco Central Europeu além de 2024”, disse a diretora.

Guerra na Ucrânia

A executiva ressaltou que o problema se dá, principalmente, por conta do prolongamento da guerra na Ucrânia. O conflito começou em 2022, quando as tropas russas invadiram o território ucraniano. Desde então o conflito segue impactando a economia de diversos países pelo mundo.

Energia renovável

Georgieva defendeu o aumento de investimento em energia renovável para os anos seguintes. Também afirmou que para amenizar os efeitos da crise, os bancos centrais da Europa e os governos terão que harmonizar os gastos governamentais e as decisões sobre as taxas de juros.

*Com informações da repórter Rauena Pinheiro a GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.