Fechar
GP1

Mundo

França passa por reforma e troca ministros da Educação e da Saúde

Mesmo com as mudanças, o presidente francês continuará com a maioria na Assembleia Nacional.

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quinta-feira (20) uma reforma ministerial após protestos contra a promulgação da reforma da previdência desestabilizarem o governo e sua credibilidade. As principais mudanças foram no Ministério da Educação, onde o historiador Pap Ndiaye, especialista em diversidade, foi substituído por Gabriel Atta (antigo ministro do Orçamento), e no Ministério da Saúde, em que Aurélien Rousseau, ex-chefe de gabinete da primeira-ministra Élisabeth Borne, assumiu o cargo.

Além disso, os titulares dos ministérios das Pessoas com Deficiência, Solidariedade, Habitação e Cidade, Contas Públicas, Territórios Ultramarinos, e a secretária de Estado da Economia Social e Solidária, Marlène Schiappa, também foram substituídos.

Apesar das mudanças, o presidente francês continua com maioria na Assembleia Nacional.

A permanência da primeira-ministra Élisabeth Borne no cargo não agradou à oposição nem à população. Segundo informações do Le Fígaro, Macron considerou demitir a primeira-ministra, mas voltou atrás. "É por isso que, para os tempos que se abrem, ao reafirmar minha confiança na primeira-ministra, optei pela continuidade e eficiência", escreveu Macron no Twitter nesta sexta-feira (21).

No entanto, novos protestos foram registrados em todo o país após um jovem nigeriano de 17 anos ser morto pela polícia francesa durante uma blitz em 27 de junho.

Macron se reuniu ainda nesta sexta-feira (21) com os membros de seu novo governo. Espera-se, no entanto, que o presidente faça um pronunciamento à nação nos próximos dias para lançar seus planos para os próximos anos, depois de passar pela crise da Previdência e pelos numerosos e violentos protestos causados pelo assassinato de um adolescente por um policial.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.