Fechar
GP1

Mundo

Ex-presidente Donald Trump é acusado criminalmente pela quarta vez

Além do ex-presidente norte-americano, outras 18 pessoas “se juntaram a uma conspiração [eleitoral]".

O ex-presidente Donald Trump e mais 18 pessoas foram acusadas formalmente, na segunda-feira (14), por um grande júri de Atlanta, por tentativa de manipulação na eleição presidencial de 2020 na Geórgia.

A acusação é o quarto processo criminal que Trump enfrenta. Além do ex-presidente norte-americano, outros 18 “se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado” da eleição, de acordo com a acusação.

As questões foram apresentadas em uma investigação liderada por Fani Willis, promotora distrital do condado de Fulton, e cobrem alguns dos esforços mais flagrantes dos aliados do ex-presidente para mudar as eleições presidenciais de 2020.

Muitos dos esforços que Trump e seus aliados lideraram na Geórgia se assemelhavam a conspirações em outros estados em que o presidente Joe Biden venceu. Entretanto, na Geórgia foi apresentada algumas das jogadas mais audaciosas do ex-presidente e seus apoiadores.

A acusação diz que “Trump e os outros réus citados nessa acusação se recusaram a aceitar que Trump perdeu e, consciente e voluntariamente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor” do ex-presidente. “Essa conspiração continha um plano e propósito comuns de cometer dois ou mais atos de extorsão no condado de Fulton, na Geórgia, em outras partes do estado da Geórgia e em outros estados”, prosseguiu.

Um telefonema feito em janeiro de 2021, em que Trump instou o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, a “encontrar” os quase 12 mil votos que colocariam sua margem de votos à frente da de Biden, mostrou até onde o então presidente iria para reverter sua derrota na localidade, segundo a promotoria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.