Fechar
GP1

Mundo

Eleitores do Equador vão às urnas para eleger novo presidente

A campanha eleitoral deste ano no Equador foi marcada pela violência política.

O Equador realiza suas eleições gerais neste domingo (20) para eleger um substituto para o presidente Guillermo Lasso, que convocou eleições antecipadas em maio.

Mesmo com a morte de Fernando Villavicencio, assassinado a tiros à luz do dia ao sair de um comício em 9 de agosto, a eleição segue com oito nomes. A candidatura de Villavicencio foi substituída por Christian Zurita.

Veja a lista dos candidatos:

Luisa González

Jan Topic

Christian Zurita

Otto Sonnenholzner

Yaku Pérez

Daniel Noboa

Xavier Hervas

Bolívar Armijos

Segundo Turno

No Equador, o segundo turno acontece quando nenhum candidato alcança 40% dos votos e 10% a mais do que o segundo colocado. O segundo turno, se necessário, está marcado para 15 de outubro.

Violência

A campanha eleitoral deste ano no Equador foi marcada pela violência política. No dia 9 de agosto, o candidato Fernando Villavicencio, de 59 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça depois de um ato político.

Após o atentado, os demais candidatos reforçaram a segurança. Ontem (19), foi registrado um tiroteio em frente a um restaurante onde o candidato à Presidência do Equador Otto Sonnenholzner e sua família tomavam café da manhã.

O prefeito da cidade litorânea de La Libertad, Francisco Tamariz, denunciou ter sido vítima de um ataque a tiros, véspera das eleições gerais antecipadas no Equador.

A Polícia e o Governo não se pronunciaram até o momento sobre o fato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.