Fechar
GP1

Mundo

Nicolás Maduro diz que Venezuela vai entrar no Banco dos Brics

O banco é chefiado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que se reuniu com maduro no domingo (10).

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou durante pronunciamento feito na segunda-feira (11), na Província de Shandong, na China, que o país entrará no Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics. Segundo Maduro, ele já falou com o vice-presidente para que sejam tomadas todas as medidas necessárias para o ingresso do país.

No domingo (10), Maduro visitou a sede da instituição, que fica em Xangai. O banco é chefiado pela ex-presidente Dilma Rousseff. No discurso, o líder venezuelano contou que ele e Dilma se abraçaram, pois não a via pessoalmente desde setembro de 2016, embora eles tenham se falado por telefone nas mais diferentes conjunturas.

Foto: Reprodução/InstagramNicolás Maduro e Dilma Rousseff
Nicolás Maduro e Dilma Rousseff

A conversa entre os dois abordou a situação geopolítica e econômica do mundo e os resultados exitosos no sul da África.

No encontro, o presidente da Venezuela compartilhou com Dilma que tem a esperança convicta de que muito em breve, a Venezuela ingressará aos Brics como membro pleno.

A Venezuela já é um sócio-convidado e, pela primeira vez, participou da plenária presidencial e em todos os seus mecanismos de debate.

Composição

Originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, recentemente os líderes anunciaram seis novos integrantes em 2024: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

O presidente Lula mostrou-se favorável à entrada da Venezuela quando recebeu Maduro em visita ao Brasil em maio.

Maduro está na China desde o dia 8 de setembro para estreitar relações bilaterais. A viagem foi programada para durar seis dias. Sua chegada coincidiu com a semana da cúpula do G20.

Maduro avaliou que a visita ao Banco dos Brics foi verdadeiramente maravilhosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.