Fechar
GP1

Mundo

Rússia impõe restrições temporárias para exportação de combustível

Medida visa evitar a escassez e o aumento dos preços dos combustíveis, que afetam produtores agrícolas.

O governo russo anunciou na quinta-feira, 20 de setembro, que irá impor restrições temporárias às exportações de gasolina e diesel com o objetivo de estabilizar o mercado interno de combustíveis. A medida visa evitar a escassez e o aumento dos preços dos combustíveis, impactando tanto os consumidores quanto os produtores agrícolas. O governo não divulgou o montante de investimento previsto para essa ação.

Essas restrições impedirão as exportações não autorizadas de combustíveis destinados ao mercado doméstico. O Ministério da Energia da Rússia justificou a medida diante do aumento dos preços globais do petróleo e da desvalorização do rublo, a moeda russa. A Rússia é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

A Rússia possui uma política de longa data para controlar os preços dos combustíveis no varejo, alinhando-os com a inflação oficial. No entanto, nos últimos meses, os preços dos combustíveis no atacado aumentaram, gerando pressão sobre os distribuidores e postos de gasolina. Em algumas regiões do país, chegou a ocorrer a falta de gasolina e diesel em alguns postos.

Para estabilizar a situação no mercado de combustíveis, o governo também aumentou os volumes obrigatórios de fornecimento de gasolina e diesel para a bolsa de mercadorias, onde os preços são regulados pelo mercado. Além disso, o governo estabeleceu o monitoramento diário das compras de combustível para as necessidades dos produtores agrícolas, com ajuste imediato dos volumes. O governo afirmou que as restrições temporárias contribuirão para saturar o mercado de combustíveis, o que resultará na redução dos preços para os consumidores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.