Fechar
GP1

Mundo

Candidato Lai Ching-te vence eleições para presidente de Taiwan

Lai prometeu manter boa relação com a China para assegurar a paz e a estabilidade na região.

Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP), foi eleito presidente de Taiwan neste sábado (13). Os resultados preliminares mostram Lai à frente com 5.581.628 votos. Ele substituirá a atual presidente, Tsai Ing-wen, que não participou da eleição por ter atingido o limite de dois mandatos consecutivos.

Seus principais adversários, Hou Yu-ih, do Kuomintang (KMT), e Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan (TPP), obtiveram 4.665.970 e 3.686.108 votos, respectivamente. Ambos reconheceram a derrota no pleito. A vitória de Lai consolida um terceiro mandato para o DPP, que está no poder desde 2016.

O DPP defende a autonomia de Taiwan em relação à China, que considera a ilha como parte de seu território. O partido também enfatiza a necessidade de estreitar as relações com os Estados Unidos e o Japão. Durante sua campanha, Lai afirmou que continuará a política de Tsai, que se aproximou dos Estados Unidos e defendeu a manutenção do status político da ilha.

Pequim condenou as ações de Tsai e expressou preocupação com a eleição de Lai, afirmando que sua vitória representaria um “grave perigo”. Segundo Pequim, o político do DPP “empurrará” Taiwan “para longe da paz e prosperidade” e aproximará a ilha “para mais perto da guerra e da recessão”.

Apesar de ter afirmado durante a campanha que dará continuidade às medidas de Tsai, Lai prometeu manter o “status quo” da relação com a China para assegurar a paz e a estabilidade na região. Ele afirmou que “a guerra não é uma opção” e que permanecerá aberto ao envolvimento com Pequim com base na igualdade e dignidade. Lai governará Taiwan por quatro anos e tomará posse em 20 de maio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.