Fechar
GP1

Mundo

Putin se candidata para 6º mandato como presidente da Rússia

O porta-voz de Putin garantiu que ele ganha com mais de 90% dos votos.

Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, registrou oficialmente sua candidatura às eleições, marcadas para os dias 15, 16 e 17 de março. Caso seja eleito para o sexto mandato, o chefe do Kremlin se tornaria o governante mais antigo do país desde o século XVIII e permaneceria no cargo até 2030. A informação é da agência de notícias Interfax.

Mesmo que a vitória de Putin seja praticamente certa, seus opositores políticos, como, por exemplo, Boris Nadezhdin, poderão coletar assinaturas para suas candidaturas até a próxima quarta-feira (31). São necessárias, no mínimo, 100 mil assinaturas de pelo menos 40 regiões diferentes.

Em dezembro, a Comissão Eleitoral Central da Rússia impediu a candidatura da jornalista e pré-candidata Yekaterina Duntsova, outra adversária de Putin, que é declaradamente contrária à guerra na Ucrânia. Entretanto, ela foi impedida porque seu formulário de inscrição apresentava alguns erros.

Uma situação semelhante ocorreu com Yulia Galyamina, outra opositora do governo atual, que teve seu nome cancelado por estar associada a protestos, em 2020, que teriam violado a legislação do país.

Convencimento

Em agosto do ano passado, o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, declarou que “teoricamente” a eleição de 2024 já poderia acontecer. “O senhor Putin será reeleito no ano que vem com mais de 90% dos votos”, garantiu o assessor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.