Fechar
GP1

Mundo

Tribunal da Rússia condena poetas por recitarem poemas contra guerra

Mais de 19 mil pessoas foram detidas no país por se manifestarem contra o conflito na Ucrânia.

O Tribunal Distrital de Tverskoi, em Moscou, condenou dois poetas russos que declamaram poemas contra a guerra da Ucrânia. A Corte condenou os dois na última quinta-feira (28), por realizarem ato que ameaçava a segurança nacional e incitação ao ódio.

Artiom Kamardin e Yegor Shtovba foram detidos em setembro de 2022 enquanto realizavam uma leitura pública próximo ao monumento do poeta Vladimir Maiakovski, em Moscou. O local é conhecido historicamente por ser ponto de encontro da oposição.

Kamardin foi condenado a sete anos de prisão. Na audiência, a esposa dele, Alexandra Popova, foi presa com outras pessoas acusadas de realizarem um “comício” não autorizado do lado de fora do Tribunal. Shtovba, que esteve presente no evento recitando versos de Kamardin, foi condenado a cinco anos e meio de prisão.

Repressão

A declamação de poemas ocorreu dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a mobilização de 300 mil reservistas, e que resultou na fuga de centenas de milhares de jovens do país, em uma tentativa de evitar serem recrutados para o serviço militar.

A polícia russa rapidamente para conter os integrantes do movimento. Conforme divulgado por amigos e familiares de Artiom Kamardin, o poeta foi espancado e estuprado pelos policiais. Desde o fim de fevereiro de 2022, 19.847 pessoas foram detidas na Rússia por se manifestarem contra a guerra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.