Fechar
GP1

Mundo

Câmara dos EUA aprova impeachment do secretário de Segurança de Biden

Alejandro Mayorkas foi o responsável pela condução da crise migratória na fronteira do país com o México.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, nessa terça-feira (13), o pedido de impeachment do secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas acusado de descumprir lei de imigração e também e de quebra da confiança pública. Ele foi o responsável pela condução da crise migratória na fronteira do país com o México.

A Câmara aprovou dois artigos que imputam duas acusações a Mayorkas: “recusa intencional e sistemática” no cumprimento da lei de imigração — o que teria facilitado a entrada ilegal de imigrantes no país — e “quebra da confiança pública”, devido a declarações falsas do secretário ao Congresso.

O pedido recebeu 214 votos a favor e 213 contra, fazendo de Mayorkas o primeiro membro do gabinete a enfrentar um impeachment em quase 150 anos. O caso segue agora para o Senado, liderado pelos democratas, e provavelmente vai fracassar.

Biden se pronunciou

Joe Biden criticou o resultado da votação, classificando-o como um “ato flagrante de partidarismo inconstitucional” e um “golpe político”. O presidente ressaltou que o ex-secretário e sua família são imigrantes cubanos e que entraram nos EUA como refugiados políticos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.