Fechar
GP1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti renuncia ao cargo após exigência de gangues

A decisão veio depois que gangues tomaram o controle de Porto Príncipe e exigiram a renúncia de Henry.

A Comunidade do Caribe (Caricom) anunciou, nesta terça-feira (12), que o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou ao cargo. A decisão veio depois que gangues tomaram o controle da capital Porto Príncipe e exigiram a renúncia de Henry.

“Reconhecemos a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry, para o estabelecimento de um conselho de transição presidencial e a nomeação de um primeiro-ministro interino”, afirmou o presidente da Guiana, Irfaan Ali.

Foto: Reprodução/XAriel Henry
Ariel Henry

O novo presidente, que assumiu temporariamente o posto de líder do bloco caribenho, se reuniu na Jamaica com autoridades para articular todo o processo de mudança de poder.

Assim que o conselho de transição estiver formado, ele terá autoridade de Presidência. Caberá à organização estabelecer conselhos provisórios, como o eleitoral e o de segurança nacional, até a eleição de um novo governo.

O primeiro-ministro declarou, contudo, que sua renúncia somente será concretizada quando a instalação do conselho de transição for oficial. “Quero agradecer ao povo haitiano pela oportunidade que me deram. Façam de tudo para que a paz e a estabilidade voltem o mais rápido possível”, disse em vídeo divulgados nas redes sociais.

Henry assumiu o governo em 2021, logo depois do assassinato do então presidente do Haiti, Jovenel Moïse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.