Fechar
GP1

Mundo

Pai do ditador Hugo Chávez morre aos 91 anos na Venezuela

Ele estava sendo cuidado por um grupo de médicos cubanos desde que sofreu um AVC há quase 20 anos.

Hugo de los Reyes Chávez, pai do ex-ditador da Venezuela, Hugo Chávez, morreu nessa terça-feira (09), aos 91 anos. Ele estava sendo cuidado por um grupo de médicos cubanos desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) há quase 20 anos.

Em áudio enviado pelo WhatsApp e compartilhado em sua conta X, o presidente Nicolás Maduro prestou solidariedade à família e destacou que o patriarca foi um “conselheiro” para ele.

O ditador falou sobre “a amizade, os conselhos, afeto e bom humor” de Los Reyes e afirmou que: “continuaremos avançando por você”.

A morte do pai de Hugo Chávez desencadeou uma reação em série entre líderes comunistas e apoiadores do regime. “Ele fundou uma família exemplar, dedicada à integração e soberania de Nossa América”, disse Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba.

Quem era o pai de Hugo Chávez

Los Reyes foi professor e governador de seu Estado natal, Barinas, entre 1998 e 2008. Sua primeira vitória como governador foi no mesmo ano em que Hugo Chávez assumiu a Presidência do país.

Los Reyes perdeu dois de seus seis filhos em vida. O ditador Hugo, em 2013, vítima de câncer, e Aníbal, que atuava como prefeito de Sabaneta, em 2016, devido a uma infecção intestinal.

Adán, o primogênito da família comunista, ocupou diferentes ministérios nos governos de seu irmão e também na ditadura de Maduro, além de ter sido embaixador em Cuba. Atualmente, ele é reitor universitário.

Outro irmão de Hugo Chávez, Narciso, foi prefeito no município de Bolívar, em Barinas. Por anos, ele liderou o acordo entre Cuba e Venezuela.

Adelis, o caçula de Los Reyes, é o único que não assumiu cargo político, focando os negócios da família, incluindo o futebol. Ele lidera o time Zamora FC da Venezuela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.