Fechar
GP1

Política

Administração do Estado (Sead), conclui Plano Diretor de Informática

O PDTI entrará em execução no segundo semestre deste ano.

A Secretaria da Administração do Estado (Sead), por meio da Unidade de Modernização, concluiu a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), considerado imprescindível para a modernização administrativa, já que contempla uma política de utilização das novas tecnologias como instrumento de desenvolvimento e organização do Estado. O PDTI entrará em execução no segundo semestre deste ano.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação foi elaborado por técnicos contratados pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito (Pnage) e se propõe, através de um conjunto de diretrizes, a compor ações integradas que resultem em uma prestação de serviço eficaz à comunidade.

O coordenador do Pnage no Piauí, Raimundo Pereira, disse que a elaboração do PDTI é um produto do cronograma estadual de modernização e consiste em uma proposta definitiva do Governo Estadual no aspecto de informática. Ele acrescentou que após a elaboração do plano, o Governo do Estado vai normatizá-lo, através de um decreto do governador Wellington Dias.

A secretária Regina Sousa afirmou que o Plano Diretor vai possibilitar que todos os órgãos estaduais, através do Conselho Estadual de Informática, atuem de forma padronizada na modernização da gestão, ressaltando que essas políticas têm avançado de forma significativa no Piauí e está sendo consolidada com a execução desse plano.

De acordo com o representante da Softex (empresa responsável pela elaboração do PDTI), Joaquim Castro, o plano apresenta um diagnóstico da situação do Governo do Estado nessa área de informática, também políticas de implementação e o modelo de governança de toda a estrutura de tecnologia da informação do Piauí. “Nós estamos entregando à secretária Regina Sousa um relatório com recomendações relativas à implantação desse conjunto de ações e uma série de iniciativas estruturadoras para o funcionamento eficaz desse sistema”, explicou.

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, disse que, na prática, o PDTI vai priorizar os investimentos na informática, permitindo ao Estado minimizar custos e investir melhor. Ele destacou que algumas ações propostas no plano já estarão em execução no segundo semestre deste ano. “A parte de padronização de equipamentos, software e a certificação digital já estão em processo de licitação e devem entrar em execução nos próximos meses”, adiantou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.