Fechar
GP1

Piauí

Agenda 2015 viabiliza novos projetos para Teresina

O projeto de Revitalização do Centro de Teresina como parte do Agenda 2015 já teve várias de suas etapas concluídas.

O projeto de Revitalização do Centro de Teresina como parte do Agenda 2015 já teve várias de suas etapas concluídas. Trata-se de um plano de desenvolvimento sustentável para a cidade de Teresina, executado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. A reforma do Mercado Central e a construção de dois parques ambientais fazem parte das obras planejadas para 2010.

O plano foi concebido pela Prefeitura de Teresina no final da década de 80 para promover o desenvolvimento urbano, econômico e social, além de proteger o meio ambiente e estimular a participação da sociedade no planejamento estratégico de obras e serviços da cidade. O Plano é um instrumento técnico-político dinâmico e um marco de referência tanto para a administração pública como para a sociedade civil no processo de desenvolvimento de Teresina, criando a possibilidade de uma permanente reflexão sobre aquilo que se quer para a cidade.

Além da revitalização do Centro, o Agenda 2015 deu suporte técnico para outras obras importantes como o Shopping da Cidade, a reforma da cidade Avenida Frei Serafim, o sistema viário, os novos viadutos, a Avenida dos Ipês e os prolongamentos das avenidas Marechal Castelo Branco, Raul Lopes. A Ponte Estaida Mestre Isidorio Fraça também foi planejada pelo Agenda 2015.

Para 2010 o Agenda 2015 projetou a implantação de dois novos parques ambientais. O primeiro é o Parque Ambiental Estação Cidadania que fica na estação ferroviária, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O segundo é o Parque da Juventude que será construído na Avenida Cajuína. Também fazem parte do planejamento para este ano dois projetos de reforma da Praça da Costa e Silva e a Ponte Metálica, na questão da valorização, pintura e iluminação permanente.

“É uma agenda dinâmica e que precisa ser revista periodicamente. O prefeito Elmano Férrer já manifestou metas para avanço da agenda para 2025”, destaca Carmem Neudélia, coordenadora do programa de requalificação da SEMPLAN.

O Mercado Central de Teresina por exemplo será totalmente reformado ainda este ano. A reforma será viabilizada com recursos de uma emenda do senador João Vicente Claudino, no valor de R$ 5 milhões e contará também com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

A ideia é dar um tratamento ao local, um novo teto, novas instalações elétricas e hidráulicas de maneira que os permissionários tenham mais condições de atrair mais visitantes e aumente suas rendas. A Secretária Municipal de Planejamento tem um projeto básico para a reforma do mercado. “Vamos agir de maneira que as obras não interfiram muito no funcionamento do mercado. Os feirantes que atualmente ocupam a Rua João Cabral ganharão espaços no mercado, que já abriga em sua estrutura 500 permissionários” reforça a Carmem Neudélia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.