Fechar
GP1

Brasil

Agespisa lança campanha contra desperdício de água

Atualmente, a Agespisa está produzindo 222,8 milhões de litros de água por dia.

Com o slogan Desperdício de água: ou você para ou a vida seca, a Agespisa lançou, nesta terça-feira (18), a campanha pelo Uso Racional da Água - Edição 2009, promovida pela empresa desde 2005. Para atender a demanda desse período que se aproxima, conhecido como bro-bró, em que se registram as mais altas temperaturas de Teresina, a empresa tem feito vários investimentos na área operacional e este ano conseguiu estabilizar a produção, o que garantirá o abastecimento regular a todos os usuários.

Além de jornalistas e dos diretores e servidores da empresa, o evento contou com a presença dos secretários de Estado do Meio Ambiente, Dalton Macambira, e do Planejamento, Sérgio Miranda, do coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Acácio Véras.

Atualmente, a Agespisa está produzindo 222,8 milhões de litros de água por dia. “Nós estabilizamos nossa produção e a ETA está funcionando com sua capacidade máxima”, destaca o presidente da Agespisa, Merlong Solano, referindo-se ao complexo de produção, que inclui três estações de tratamento de água, localizado na zona Sul de Teresina.

A produção de água da capital também é reforçada por 50 poços existentes em vários bairros, com uma concentração maior na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte. Com eles, a produção diária total de água em Teresina chega a 242 milhões de litros. A Agespisa vem realizando uma série de investimentos para manter o fornecimento regular em toda a cidade, mesmo nos meses mais quentes do ano.

Dentre as principais obras, o destaque é a reforma da ETA, a substituição das redes antigas de água de cimento amianto e ferro fundido por novas tubulações em PVC, e o reforço nas equipes de correção de vazamentos e de fiscalização. Além disso, a colocação e substituição de 350 mil hidrômetros nos últimos quatro anos foram fortes aliadas na luta contra as perdas e desperdício de água.

“O hidrômetro é um importante equipamento de racionalização de água”, informa Merlong Solano. A Agespisa dispõe de mais 60 mil aparelhos para serem instalados ou substituídos nas residências. Com a instalação de medidores nos últimos quatro anos, o índice de hidrometração no Piauí subiu de 64% para 85%, mas a meta da Agespisa é universalizar a micromedição no Estado. Outra medida importante é o trabalho de conscientização dos usuários para evitar o desperdício de água.

Através de palestras em escolas, entidades e nas comunidades, eventos em praças e mercados públicos, as assistentes sociais da empresa chamam a atenção para a importância do uso racional da água. Este ano, a Agespisa levará para a rua também uma exposição inédita de 50 desenhos de artistas nacionais e internacionais, relacionados ao uso racional da água, em parceria com a Fundação Nacional do Humor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.