Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Anatel vai bloquear celulares pré-pagos desatualizados no Piauí

Também serão afetados os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Rorai

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que os celulares pré-pagos que não tiverem cadastro atualizado depois de terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas na próxima segunda-feira (18), no Piauí.

Além do Piauí, serão afetados os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

De acordo com a Anatel, de 91 milhões de celulares pré-pagos nos estados citados, apenas 1% apresenta alguma pendência cadastral. Essa fase de bloqueios será a última campanha de comunicação feita para alertar os consumidores a renovarem os cadastros desatualizados.

  • Foto: Helio Alef/ GP1Aparelhos celulares roubadosAparelhos celulares

Ainda de acordo com a Anatel, o objetivo da medida é garantir uma base cadastral, para poder evitar a ocorrência de fraudes ligadas a linhas que são associadas de forma indevida aos CPFs, com isso, podendo aumentar a segurança dos consumidores.

Como atualizar o cadastro

Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá proceder à atualização dos dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet.

Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.