Fechar
GP1

Política

Assis Carvalho ameaça se retirar de reunião da Bancada do Nordeste

Assis Carvalho quer apresentar a sua proposta aos parlamentares para pressionar o presidente da república a voltar atrás na sua decisão sobre as universidades.

O deputado federal Assis Carvalho (PT) afirmou nesta sexta-feira (17) que vai se retirar da próxima reunião da Bancada do Nordeste no Congresso Nacional se não for discutida a situação das universidades federais. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou o corte de 30% dos recursos destinados as universidades.

O assunto vai ser alvo de discussão dos parlamentares na próxima quarta-feira (20) na reunião da bancada do Nordeste. Assis Carvalho quer apresentar a sua proposta aos parlamentares para pressionar o presidente da república a voltar atrás na sua decisão. A proposta é fazer com que os deputados não votem na reforma da Previdência até que sejam garantidos os recursos para as universidades.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Assis CarvalhoAssis Carvalho

“Hoje tenho dito que a forma para resolver isso está no parlamento. A bancada do PT já tomou uma decisão de não votar em nada, mesmo com temas que nós concordamos, com um ou outra inserção por acordo, enquanto não for restabelecido o respeito pelas universidades. Também vamos pedir para que toda a bancada do Piauí, seja na votação em comissão ou no plenário, de que mesmo concordando com o mérito, mas em solidariedade as universidades, não manifestem seu voto. Isso com qualquer pauta, eu falo em previdência, mas é porque é a pauta da centralidade do governo, mas qualquer pauta não será votada, enquanto não se estabelecer o respeito com as universidades”, afirmou.

O deputado disse que sairá da sala de reunião que será realizada com a bancada do Nordeste se o foco principal não for a discussão sobre as universidades. “Vou propor isso [a não votação de projetos do governo] na reunião de quarta-feira. Vou iniciar por isso, se eles toparem discutir eu fico na reunião, senão eu me retiro, porque não é uma reunião séria. Não se faz uma reunião para discutir e sem se tomar uma decisão enérgica. Eu não vou passar a mão na cabeça de ninguém. Então vou propor na quarta-feira, na bancada do Nordeste, se for para respeitar as universidades do Nordeste, que façamos um gesto. Já está na pauta [de discussão] e eu quero iniciar a reunião pautando isso, se não tiver abertura, eu não tenho interesse de permanecer na reunião”, afirmou.

Ele acredita que a sua proposta irá fazer o presidente voltar atrás. “Se a gente encontrar esse apoio, eu não tenho dúvida que há menos de 30 dias [da votação da Previdência], ele não reconsidere essa maldade que está fazendo”, destacou o deputado federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rejane Dias afirma que corte na educação pode destruir universidades

Bloqueio das universidades federais chega a R$ 2,2 bilhões

MEC diz que todas universidades do país sofrerão contingenciamento

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.