Fechar
GP1

Piauí

Comitê do Agronordeste é instalado no estado do Piauí

Programa visa fomentar o desenvolvimento do agronegócio nos nove Estados do Nordeste.

Na tarde de sexta-feira (01), aconteceu a instalação do Comitê Estadual de Coordenação do Programa Agronordeste no Piauí. O evento, realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, contou com a presença de autoridades, produtores rurais e empresários.

Fizeram parte da mesa de honra o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda; os deputados federais, Julio Cesar Lima e Atila Lira; a coordenadora do programa Agronordeste no Sebrae Nacional, Newman Costa; o diretor geral do programa no Mapa, Danilo Forte; o superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócios do Banco do Nordeste, Luis Sergio Machado; o secretário de Estado da Agricultura Familiar do Piauí, Herbert Buenos Aires; o superintendente Federal de Agricultura no Piauí, Germano Coelho; a secretaria estadual de Agronegócios, Simone Pereira; e o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, José Expedito Neiva.

  • Foto: Divulgação/AscomComitê do Agronordeste é instalado no estado do PiauíComitê do Agronordeste é instalado no estado do Piauí

O Agronordeste é um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região. O programa será implantado entre 2019 e 2020, em 230 municípios dos nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas. A iniciativa é voltada para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

“Esse projeto vem fortalecer o agronegócio no Nordeste. Nossa região possui inúmeras potencialidades na bovinocultura, fruticultura, apicultura, piscicultura, entre outras cadeia. O programa tem metas ambiciosas e realistas e que irão mudar a realidade dos produtores rurais. A parceria entre todas as instituições que integrarão o Agronordeste é imprescindível para o sucesso do programa”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Os focos estratégicos do programa são: aumentar a cobertura de assistência técnica rural; ampliar e diversificar os mercados; facilitar o acesso ao crédito; fortalecer a organização de produtores; e criar oportunidades para juventude rural empreendedora.

O diretor-geral do Agronordeste no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Danilo Forte ressaltou que, por meio do programa, será possível alinhar as cadeias produtivas do agronegócio às novas tecnologias e tendências. "Buscamos uma estratégia positiva para o desenvolvimento dessas ações para garantir a sustentabilidade dos projetos", disse Forte.

Entre as entidades que integram o Agronordeste estão o Sebrae, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa; Banco do Nordeste; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, entre outras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.