Fechar
GP1

Piauí

DECCOTERC não investigará mais os crimes de pirataria, diz delegado Roberto Carlos

Além dos produtos piratas a DECCOTERC também não será mais responsável pela investigação, combate e apreensão de máquinas caça-níqueis.

Imagem: Wanessa GommesRoberto Carlos(Imagem:Wanessa Gommes)Roberto Carlos
O delegado da DECCOTERC (Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo), Roberto Carlos, informou esta semana que a delegacia não atenderá mais chamados de pirataria, a partir de agora as delegacias do estado serão responsáveis pela investigação e combate à pirataria no Piauí. A reportagem do GP1 conversou com o delegado Roberto Carlos sobre essa decisão. “A corregedoria nos desobrigou a combater esse tipo de crime, daqui pra frente nós não vamos mais combater o crime de pirataria, CDs, DVDs relógios, cada delegacia de cada área é que vai apurar as denúncias”, explicou o delegado.

O motivo pelo qual a DECCOTERC não investigará mais o crime de pirataria é o fato de que o falsificador de produto pirata (cd, DVD, relógio, celular) a intenção dele não é burlar o fisco, mas sim, burlar os direitos autorais, crime que está descrito no código penal, o que o caracteriza como crime comum.

Sobre as apreensões feitas no ano passado o delegado informou que foram apreendidos mais de 1 milhão de CDs e DVDs piratas numa única ação da DECCOTERC. Segundo o delegado a pirataria tem diminuído no estado, mas muitos ainda dependem dela para sobreviver. Roberto Carlos contou um fato que aconteceu com ele numa dessas apreensões de produto pirata,
Imagem: Wanessa GommesClique para ampliarDelegado Roberto Carlos(Imagem:Wanessa Gommes)Delegado Roberto Carlos
“Um dia nós fizemos uma apreensão de uma caixa com CDs e DVDs piratas, no outro dia, um senhor dono dos produtos veio até a delegacia, ele chegou passando mal, chamei até a ambulância do SAMU, mas desisti por ele melhorou, ele chorava e pedi para que devolvêssemos os produtos a ele, pois tinha seis filhos para sustentar, eu respondi que não podia, ele implorou tanto que eu tive de dar três cestas básicas a ele, é muito triste isso”, contou o delegado.

Além dos produtos piratas a DECCOTERC também não será mais responsável pela investigação, combate e apreensão de máquinas caça-níqueis.
Imagem: Wanessa GommesProdutos piratas apreendidos pela DECCOTERC(Imagem:Wanessa Gommes)Produtos piratas apreendidos pela DECCOTERC

Para saber como as delegacias receberam a notícia de que todas as mais de 300 delegacias do estado terão que investigar o crime de pirataria, a equipe do GP1 conversou com o delegado do 1° distrito policial, Carlos André.

Imagem: Wanessa GommesCarlos André(Imagem:Wanessa Gommes)Carlos André
O delegado disse que isso não é um problema, “Não tenho nada contra, se a corregedoria disse que legalmente é dever de todas (as delegacias) eu não vejo nada de mais. Nós vamos agora trabalhar para prender quem produz o produto pirata, porque não adiante ir apenas atrás do vendedor pequeno das ruas, a investigação vai ser nesse sentido de prender os verdadeiros falsificadores”, concluiu o delegado.

Produto pirata ou original? O que pensam os piauienses?


A reportagem do GP1 foi até o shopping da cidade saber a opinião das pessoas sobre a pirataria. Nascimento tinha acabado de comprar um DVD pirata e questionado sobre o porquê ele prefere o pirata, ele respondeu, “Eu compro CD e DVD pirata porque o preço é mais em conta e a qualidade pra mim é a mesma do original”. Já para Isaura o que vale é a qualidade, “ vale a pena comprar um original, mesmo sendo mais caro, porque a qualidade é muito melhor, eu só compro original”. Isaura foi entrevistada dentro de uma loja de cds e dvds originais no centro de Teresina.
Imagem: Wanessa GommesPOnto de venda de DVD pirata no shopping da cidade(Imagem:Wanessa Gommes)Ponto de venda de DVD pirata no shopping da cidade
Imagem: Wanessa GommesPirataria de cds e dvds(Imagem:Wanessa Gommes)Pirataria de cds e dvds

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.