Fechar
GP1

Piauí

Desembargador José James assume a presidência do TRE-PI

A solenidade de posse foi realizada por videoconferência já que as sessões presenciais foram suspensas devido a pandemia do coronavírus.

Os desembargadores José James Gomes Pereira e Erivan José da Silva Lopes foram empossados na manhã desta segunda-feira (6), respectivamente, como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) para o biênio 2020-2022.

O novo vice-presidente Erivan Lopes também vai acumular o cargo de Corregedor Eleitoral. Deixa a presidência do TRE-PI o desembargador Francisco Antônio Paes Landim.

  • Foto: Alef Leão/GP1José James Gomes PereiraJosé James Gomes Pereira

A solenidade de posse foi realizada por videoconferência já que as sessões presenciais foram suspensas devido a pandemia do coronavírus. Em seu discurso, o novo presidente destacou a dificuldade de assumir diante da pandemia, mas destacou que o tribunal vai continuar trabalhando em prol da democracia.

“Integramos uma democracia participativa que passa por constante desenvolvimento. Nesse caso, cabe fundamentalmente aos tribunais a missão de cumprir esse processo de preservação manutenção do estado democrático de direito. Quando se julga deve ser de acordo com a lei, com a razão”, afirmou.

José James disse que espera fazer um bom trabalho, apesar de “forças ocultas, insurretos, dotados de má-fé, tenham se surgido contra a eleição de 4 de novembro, tanto nessa instância e nas demais, sem qualquer êxito, esperamos corresponder dignamente a confiança daqueles que nos colocaram no poder”.

O juiz Charlles Max afirmou que esse é um momento importante e que mesmo de forma virtual, o tribunal continua trabalhando. “Pela primeira vez em sua história empossamos presidente e vice-presidente por videoconferência em decorrência infelizmente da pandemia que estamos vivenciando, mesmo aparentemente distantes, o espírito comprometimento da justiça eleitoral está mantido”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Erivan LopesErivan Lopes

Votação

No dia 4 de novembro de 2019, os desembargadores José James e Erivan Lopes foram escolhidos pela maioria dos desembargadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí para atuarem no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

O desembargador Paes Landimchegou a pedir o adiamento da votação porque estaria em uma ação eleitoral em Piripiri. Apesar disso, o Tribunal Pleno do TJ-PI decidiu por 15 votos a 4 que teria votação. Os desembargadores Paes Landim e Ricardo Gentil também estavam concorrendo, mas Erivan Lopes e José James foram escolhidos com 15 e 13 votos, respectivamente. No dia 6 de fevereiro ocorreu a votação no TRE-PI para definição de quem ocuparia o cargo de presidente e de vice-presidente.

NOTÍCIA RELACIONADA

Desembargadores Erivan Lopes e José James são escolhidos para o TRE

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.