Fechar
GP1

Piauí

Educação de Tempo Integral do Piauí inspira Maranhão

O objetivo da visita é conhecer o modelo de ensino adotado no Piauí, para, em breve, ser implantado no Maranhão.

A superintendente de Gestão Educacional, da Secretaria Estadual da Educação do Maranhão, professora Zélia Mendonça, encontra-se em Teresina visitando os Centros de Tempo Integral. O objetivo da visita é conhecer o modelo de ensino adotado no Piauí, para, em breve, ser implantado no Maranhão.

O modelo de gestão de escolas públicas de ensino médio surgiu em Recife, com o Ginásio Pernambucano, que hoje tem aproximadamente 1.000 alunos estudando em horário integral. “A mesma experiência já foi adotada em 55 escolas do Ceará, 22 do Piauí e 3 de Sergipe”, informa Rosângela Carvalho, gerente de Programas Especiais da Seduc.

O modelo divide-se em três vertentes: elevar a qualidade do ensino para que os alunos alcancem resultados satisfatórios nos exames de acesso ao ensino superior; levar esses estudantes a definirem seus projetos de vida e oferecer a eles uma gama de cursos profissionalizantes, de acordo com as potencialidades de cada região.

Os Centros de Tempo Integral de Teresina Raldir Cavalcante e João Henrique de Sousa foram as duas primeiras escolas visitadas pela superintendente. “Como educadora é gratificante ver como este modelo de ensino funciona bem, aqui no Piauí. Cada escola tem sua particularidade. Acreditamos que com apoio e a assessoria do ICE também será um sucesso no Maranhão”, frisa.

De acordo com a professora Zélia, o primeiro Centro de Ensino Médio de Tempo Integral funcionará no tradicional Colégio Marista. “O Marista tem capacidade para sediar um centro de referência para a formação de educadores e ainda pode ser aberto nos fins de semana para oferta de cursos à comunidade. O projeto de reforma e adequação do prédio já está em andamento”, declara.

No centro funcionará uma biblioteca, duas quadras poliesportivas cobertas, dois campos de futebol, cinco vestiários, praças, ampla cantina, piscina semiolímpica, salão de judô e auditório com estrutura de palco. “Certamente, este novo modelo educacional vai assegurar aos alunos do ensino médio, educação em tempo integral, dando uma oportunidade deles terem uma formação acadêmica eficiente, voltada para o mercado de trabalho”, fala Zélia Mendonça.

“Da mesma forma que aconteceu no Piauí, os professores da rede estadual do Maranhão que irão trabalhar em tempo integral serão selecionados em processo de avaliação de conhecimento, de capacidade de gestão e liderança. Esses profissionais terão plenas condições de trabalho, dedicação exclusiva, para que, além de dar aulas, tenham tempo de estudo, para acompanhar seus alunos e atender aos pais, e serão capacitados por três meses e avaliados sistematicamente”, ressalta a superintendente.

Além do apoio da Secretaria da Educação do Piauí, a equipe da Secretaria do Maranhão conta com a parceria dos Institutos de Co-Responsabilidade (ICE) e da Qualidade do Ensino (IQE).

Mais informações: Rosângela Carvalho (86) 3216 2636 e 8851 3171

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.