Fechar
GP1

Piauí

Eletrobras Distribuição Piauí intensifica medidas de redução de perdas de energia

Outra medida que visa à diminuição das perdas é a substituição de medidores em unidades consumidoras com suspeita de irregularidades.

A Eletrobras Distribuição Piauí vem, gradativamente, diminuindo as perdas de energia da empresa que reduziram de 38,46%, em 2007, para 33,62%, em 2010. Dentre as principais medidas adotadas para melhorar o desempenho da concessionária estão: a instalação de medidores em unidades consumidoras sem medição, realização de inspeções para reduzir o número de consumidores com indicativos de irregularidade (fraude e/ou desvio), regularização de unidades consumidoras e instalação de medidores em pontos de fronteira (venda de energia para outra concessionária).

A empresa está realizando a instalação de medidores eletrônicos nas unidades consumidoras que não possuem medição e substituindo os aparelhos eletromecânicos antigos pelos novos modelos. De agosto de 2009 a outubro deste ano, já foram instalados 69.909 aparelhos em todo o Estado “Os novos medidores possuem um sistema especial de solda, com tampa inviolável e com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e o registro do consumo é totalmente digital, o que garante exatidão e representa mais segurança para os clientes e para a empresa”, explica o coordenador de inspeção e manutenção de medidores da Eletrobras Distribuição Piauí, o engenheiro Ribamar Lima.

Outra medida que visa à diminuição das perdas é a substituição de medidores em unidades consumidoras com suspeita de irregularidades. Das 220.073 inspeções, realizadas entre agosto de 2009 e outubro de 2010, foram necessários substituir 46.700 medidores, causando uma perspectiva de recuperação de 25.100.639 kWh para a concessionária, o que em valores monetários corresponde a cerca de R$ 16,5 milhões.

“Todos os medidores eletromecânicos serão substituídos por eletrônicos e, principalmente, nos casos em que é detectado indícios de manipulação ou alteração das características do aparelho e comprovação de fraude. A troca é realizada na presença do cliente ou representante com o preenchimento do TOI (Termo de Ocorrência de Inspeção) e com a informação sobre o tipo de irregularidade detectada. Em seguida, o medidor é colocado em um invólucro lacrado e trazido para laboratório da empresa, onde é feita uma avaliação e aferição do aparelho, também, na presença do cliente”, ressalta Ribamar Lima.

Em todo o Piauí, foram 223 mil medidores substituídos e instalados entre janeiro de 2009 até outubro de 2010.

Mais uma medida de recuperação de perdas adotada pela Eletrobras Distribuição Piauí é a regularização das unidades consumidoras clandestinas e fora do padrão de ligação – conhecidas como gambiarras -, detectadas durante as inspeções. Neste ano, foram regularizadas, em todo o Piauí, com a ampliação de redes de distribuição urbana, cerca de 4.563 ligações clandestinas, atendidas através de gambiarras. Para deixá-las dentro do padrão de ligação da Eletrobras, foram instalados 2.483 postes, expandidos 107.662 km de rede e investidos cerca de R$ 3,87 milhões.

As vilas Joana Isabel (Palitolândia), Irmã Dulce, Santa Bárbara, Francisca Trindade, Conjunto HBB, Parque Brasil I, II, III e IV são algumas das comunidades teresinenses onde foram regularizadas as ligações elétricas. No interior do Piauí, destacam-se os municípios de Parnaíba, onde 1.167 unidades consumidoras foram beneficiadas, Campo Maior (813), Picos (774), Piripiri (556), Uruçuí (456), Floriano (265) e Barra D’Alcântara (217).

Para contribuir na diminuição das perdas da energia comprada das geradoras, a Eletrobras Distribuição Piauí instalou mais medidores nas áreas de fronteiras, ou seja, nos locais onde é medida a quantidade de energia elétrica adquirida pela concessionária piauiense. Atualmente, existem mais de 32 pontos de fronteiras com medição.

“O objetivo principal de todas essas ações é estancar qualquer fuga ou perda de energia que esteja havendo no repasse da energia ao cliente, principalmente no sistema de medição”, finaliza o engenheiro Ribamar Lima.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.