Fechar
GP1

Mundo

Estado Islâmico diz que foi o responsável pelos ataques em Paris

O grupo declarou oficialmente que seus combatentes usaram explosivos presos aos cintos e metralhadoras para realizarem os ataques.

Na manhã deste sábado (14) o grupo radical Estado Islâmico confirmou que são os responsáveis pelos ataques que mataram mais de 120 pessoas em Paris, França na noite de sexta-feira (13). O grupo declarou oficialmente que seus combatentes usaram explosivos presos aos cintos e metralhadoras para realizarem os ataques em varias locais da cidade.

Imagem: Christian Hartmann/ReutersEquipe de resgate carrega um ferido perto da casa de espetáculos Bataclan, em Paris(Imagem:Christian Hartmann/Reuters)Equipe de resgate carrega um ferido perto da casa de espetáculos Bataclan, em Paris

De acordo com o G1, o presidente da França, François Hollande declarou na sexta-feira que os atentados a cidade "são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França". E que os ataques foram organizados "no exterior da França" e que contaram com "cúmplices no interior" do país.

Reféns

No início dos atentados, uma casa de shows chamada Bataclan havia sido invadida por terroristas. Eles haviam tomado o local e varias pessoas foram feitas reféns. Michel Cadot, chefe de polícia de Paris, disse que quando invadiu o local, quatro terroristas se suicidaram detonando explosivos que três deles tinham em seus cintos.

Explosões


Também foram registrados tiroteios em outros pontos da cidade e explosões perto do Stade de France, durante um amistoso entre as seleções da França e Alemanha.

Imagem: Michel Euler/APPúblico no campo do Stade de France após a série de ataques(Imagem:Michel Euler/AP)Público no campo do Stade de France após a série de ataques

Mortes na cidade

Informações do "Le Monde" mostram onde aconteceram as mortes de sexta-feira: uma pessoa morreu no boulevard Voltaire; 19 morreram e 14 ficaram feridas em frente ao bar La Belle Equipe, na Rue de Charonne; 78 ou 79 pessoas morreram no Bataclan (entre elas três ou quatro terroristas); cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas na Rue de la Fontaine au Roi; de 12 a 14 morreram e dez ficaram feridas no bar Carillon, na Rue Allibert; e dois homens morreram nas explosões próximas ao Stade de France, ambos suicidas que provocaram as detonações.

Confira o comunicado do Estado Islâmico


"Oito irmãos com explosivos na cintura e fuzis fizeram vítimas em lugares escolhidos previamente e que foram escolhidos minunciosamente no coração de Paris, no estádio da França, na hora do jogo dos dois países França e Alemanha, que eram assistidos pelo imbecil François Hollande, o Bataclan onde se estavam reunidos centenas de idolatras em uma festa de perversidade assim como outros alvos no 10º arrondissement e isso tudo simultaneamente. Paris tremou sob seus pés e as ruas se tornaram estreitas para eles. O resultado é de no mínimo 200 mortos e muitos mais feridos. A gloria e mérito pertencem a Alá”,

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.