Fechar
GP1

Mundo

Europa pode adotar novas barreiras contra carne brasileira

Segundo informações do O Estado de S.Paulo, ao todo, foram cumpridos 91 mandados decretados pela Justiça Federal no Paraná.

Após a Polícia Federal deflagrar, nesta segunda-feira (05), a Operação Trapaça, a Europa está pedindo esclarecimentos ao Brasil sobre as novas descobertas reveladas pela operação e Bruxelas não descarta aplicar novas medidas restritivas contra os produtos nacionais, caso considere que seja necessário.

A Europa enviou uma carta às autoridades brasileiras pedindo esclarecimentos sobre a dimensão do novo escândalo. "A Comissão Europeia foi informada desse problema por meio da delegação da UE em Brasília. A delegação foi solicitada a questionar e obter das autoridades brasileiras todas as informações relacionadas a esse caso e que possam afetar a importação para a UE ", apontou Bruxelas, em um comunicado enviado por email.

"Além disso, uma carta oficial pedindo por informações detalhadas sobre as descobertas está sendo enviada às autoridades brasileiras", declarou Bruxelas.

A Comissão Europeia afirmou ainda que as certificações exigidas depois da primeira fase da Operação Carne Fraca continuam em vigor e que estão mantidos os controles reforçados em todas as fronteiras da Europa para garantir "a segurança do produto importado para a UE".

No entanto, Bruxelas declarou que "a Comissão poderia tomar medidas adicionais consideradas como necessárias à luz das informações que recebamos. As atuais condições de importação de carne do Brasil apenas permitem a importação de um número limitado de estabelecimentos".

A Europa praticamente fechou, desde meados de 2017, uma parte substancial de seu mercado diante do que considerou como uma incapacidade do governo brasileiro em dar garantias da qualidade do produto vendido.

Em junho, uma auditoria da União Europeia descobriu mais de cem casos de contaminação da carne brasileira.

Operação

A nova fase da Operação Carne Fraca revelou que o ex-presidente da BRF, Pedro de Andrade Faria, sabia de falsidade ideológica e possíveis problemas sanitários na venda dos produtos, mas omitiu dados do Ministério da Agricultura e ordenou ocultação de ilícitos.

Segundo informações do O Estado de S.Paulo, ao todo, foram cumpridos 91 mandados decretados pela Justiça Federal no Paraná. 11 são de prisão temporária e 27 de condução coercitiva. Os policiais cumpriram ainda 53 mandados de busca e apreensão em unidades da BRF - dona da Sadia e Perdigão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.