Mundo

Ex-agente secreto diz que coronavírus vazou de laboratório na China

Em entrevista ao The Thelegraph, o ex-chefe do serviço secreto britânico afirmou que a pandemia de covid-19 pode ter iniciado por acidente, após o vírus escapar de um laboratório na China.

Thais Guimarães
Teresina
- atualizado

O ex-chefe do Serviço de Inteligência Secreta da Inglaterra, Richard Dearlove, afirmou que teve acesso a um relatório científico que sugere que o coronavírus não surgiu naturalmente, mas foi produzido por cientistas chineses. Em entrevista ao The Thelegraph, ele afirmou que a pandemia de covid-19 pode ter iniciado por acidente, após o vírus escapar de um laboratório na China.

Para o ex-agente, isso aumenta as perspectivas em torno da possibilidade de a China se responsabilizar e pagar indenizações, como forma de reparar minimamente as consequências da pandemia. “Acho que isso começou como um acidente. Isso levanta a questão, se a China admitir a responsabilidade, vai pagar por indenizações? Acho que fará com que todos os países do mundo repensem como trata seu relacionamento com a China e como a comunidade internacional se comporta em relação à liderança chinesa", afirmou Dearlove ao jornal britânico.

Richard Dearlove, que chefiou a agência secreta M16 entre 1999 e 2004, citou um artigo escrito pelo professor Angus Dalgleish, do St George's Hospital da Universidade de Londres, e pelo virologista norueguês Birger Sorensen. Nessa pesquisa, os cientistas afirmam ter identificado "seções inseridas colocadas na superfície da Covid-19", o que explica como o vírus se liga às células humanas.

"O pico da Covid-19 é significativamente diferente de qualquer outro Sars que estudamos", disse o ex-agente, com base no estudo citado.

Richard disse que a pesquisa é uma contribuição muito importante para um debate que está começando sobre como o vírus evoluiu e como ele se manifestou nas proporções de pandemia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Laboratório de Wuhan nega responsabilidade por surto do novo coronavírus

Pompeo diz ter provas de que coronavírus surgiu em laboratório na China

Mais conteúdo sobre: