Santana do Piauí - PI

Ex-prefeito Ricardo Gonçalves muda de lado e adere à gestão de Maria José

Ricardo José Gonçalves (MDB) segue o exemplo de quatro vereadores que trocaram a oposição pela situação.

José Maria Barros
Picos
- atualizado

Derrotado nas eleições de 2016 por uma diferença de apenas nove votos, o ex-prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves (MDB), mudou de lado. Ele deixou a oposição no último sábado, 24, e passou a compor a base de apoio à prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas).

Antes crítico ferrenho da atual gestão, Ricardo Gonçalves segue o exemplo de quatro vereadores de Santana do Piauí eleitos pela oposição, mas que no dia 5 de maio deste ano mudaram de lado e passaram a integrar a base de sustentação da prefeita Maria José.

  • Foto: Divulgação/AscomEx-prefeito Ricardo Gonçalves deixa a oposição e adere a gestão municipalEx-prefeito Ricardo Gonçalves deixa a oposição e adere a gestão municipal

Os vereadores eleitos pela oposição e que passaram para a situação em Santana do Piauí são: Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (MDB); Egivan Miguel de Araújo, o Bodó (PSB); Marcos Venício Leal (MDB) e Clarete de Sousa Rabêlo Leal MDB). Atualmente na oposição está apenas o ex-presidente da Câmara, Geosmar Pedro de Aquino, o Bau (PSD), eleito pela situação, mas que rompeu com a prefeita Maria José em janeiro de 2017.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Prefeita Maria José atrai mais uma liderança da oposição para seu grupoPrefeita Maria José atrai mais uma liderança da oposição para seu grupo

Adesão de Ricardo

A adesão do ex-prefeito Ricardo Gonçalves (MDB) ao grupo político da atual gestora Maria José (Progressistas) aconteceu no último sábado, 24, durante reunião pública em um clube da cidade.

Em sua fala, o ex-prefeito Ricardo Gonçalves lembrou que sua adesão à administração da prefeita Maria José vinha sendo amadurecida faz algum tempo, desde a época em que os vereadores eleitos pela oposição passaram para a base da situação.

Nas eleição de 2016, quando era prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves (MDB) disputou a reeleição concorrendo pela coligação “A vitória com a força do povo”, formada pelos partidos do MDB, PSB e PT. Ele obteve 1.418 votos, equivalente a 45,20% dos votos válidos e foi derrotado com uma diferença de apenas nove votos.

O vencedor da disputa foi o então presidente da Câmara Municipal de Santana do Piauí, Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB). Ele foi eleito com 1.427 votos, equivalente a 45,49% dos votos válidos, no entanto, faleceu no dia da posse e foi substituído pela sua companheira de chapa, Maria José de Sousa Moura (Progressistas).