Fechar
GP1

Saúde

Farmácia Popular no Piauí não funcionará durante o carnaval

De acordo com Natália Takeuchi Ayres, os recursos para a aquisição de medicamentos excepcionais são transferidos pelo Ministério da Saúde ao Estado mensalmente

A Unidade de Assistência Farmacêutica do Piauí vem mudando a vida de milhares de piauienses que dependem de medicamentos excepcionais. Para que não ocorram incidentes durante o Carnaval, a diretora de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf), Natália Takeuchi Ayres, alerta aos pacientes e familiares que procurem com antecedência o local, já que as atividades da farmácia estarão paralisadas no período carnavalesco e só retornarão na quinta-feira (10), de 8h às 18 horas.

“Quando se trata de saúde é sempre bom se antecipar, estamos preparados para atender nossos pacientes e dar toda a atenção necessária para aqueles que nos procuram. Uma das recomendações da secretária Lilian Martins é que devemos dar total atenção às pessoas que necessitam desses medicamentos”, afirma.

Atualmente, existem cerca de 9 mil pacientes cadastrados no Programa de Medicamentos Excepcional no Estado. A longa relação de pessoas atendidas pelo programa através do Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou cerca de 1000% nos últimos cinco anos no Piauí.

Além do aumento do número de pacientes atendidos, outra conquista da nova administração foram a diminuição de medicamentos em falta, que eram mais de 20 e agora são apenas 7, o melhor atendimento aos pacientes e a mudança do horário de funcionamento, estendendo das 8h às 18 horas.

De acordo com Natália Takeuchi Ayres, os recursos para a aquisição de medicamentos excepcionais são transferidos pelo Ministério da Saúde ao Estado mensalmente. "Nosso trabalho aqui requer muita responsabilidade. Mensalmente movimentamos R$ 3 milhões com medicamentos e ainda temos que planejar a sua aquisição a partir das necessidades da população. Se um ou outro medicamento falta, não é por falta de organização, mas, sim, por critérios puramente burocráticos”, explicou.

O Programa de Medicamentos Excepcional, que é gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), fornece medicamentos de elevado valor unitário. Ao todo são 147 tipos de medicamentos para tratamento de 30 patologias. Utilizados no nível ambulatorial, a maioria deles é de uso crônico e parte deles integra tratamentos que duram a vida inteira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.