Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho discute recuperação das margens do rio Poti

De acordo com informações do secretário municipal do meio ambiente, Olavo Braz, o objetivo do encontro é discutir a possibilidade de recuperação das margens do rio de forma mais humanizada.

O prefeito Firmino Filho recebeu nessa semana o arquiteto paisagista Luiz Vieira no palácio da cidade. Ele é coordenador do projeto Parque Capibaribe, de Recife (PE). O trabalho de Luiz Vieira poderá servir de inspiração para um projeto voltado às melhorias das margens do Rio Poti. De acordo com informações do secretário municipal do meio ambiente, Olavo Braz, o objetivo do encontro é discutir a possibilidade de recuperação das margens do Poti de forma mais humanizada.

“O arquiteto Luiz Vieira veio à Teresina a convite do também arquiteto Júlio Medeiros. O objetivo principal foi mostrar que o rio Poti tem as potencialidades que o rio Capibaribe para servir como fonte de renda, de lazer e turismo para as pessoas. Ele [Luiz Vieira] apresentou o seu trabalho muito bem produzido e expôs isso ao prefeito Firmino no gabinete oficial”, comentou o secretário.

  • Foto: Divulgação / PMTO prefeito recebeu em seu gabinete os arquitetos Luiz Vieira e Júlio Medeiros.O prefeito recebeu em seu gabinete os arquitetos Luiz Vieira e Júlio Medeiros.

 A reunião também contou com presença de Olavo Braz, e do arquiteto Júlio Medeiros, e nela foi explanada toda a funcionalidade e operacionalidade do Parque Capibaribe.

"Esse projeto do Rio Capibaribe, é um plano de desenvolvimento urbano sustentável fantástico, poderá nos dar um norte para pensarmos na recuperação das margens do nosso Rio Poti. Essa ideia de integrar as águas, áreas verdes e espaço pode dar ao povo uma maior sensação de pertencimento ao que já é seu", destacou Olavo Braz.

Projeto Parque Capibaribe

O projeto Parque Capibaribe é fruto de convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ideia é transformar os 30 km de margens do rio na cidade em uma via-parque, buscando a aumentar a taxa de área verde pública, que atualmente é de 1,2 m² por habitante, para 20 m² por habitante em 2037, quando o Recife completa 500 anos.

O objetivo principal é integrar a cidade ao rio, com um projeto que prevê a criação de doze pontes para pedestres, além da criação de oito parques temáticos, explorando as potencialidades existentes em cada polo. Os parques próximos, como o da Jaqueira, passam a ser integrados ao rio através de ruas-parque, que seriam vias verdes, muito arborizadas, de forma a melhorar a oxigenação da cidade.

Reunindo especialistas de diversas áreas, a iniciativa visa integrar os espaços da cidade, promovendo mobilidade, convivência e preservação. Com 30 quilômetros de extensão e uma abrangência territorial de 7.250 hectares, o projeto vai melhorar diretamente o dia a dia de cerca de 400 mil pessoas. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.