Fechar
GP1

Piauí

Gestores da Prefeitura de Teresina conhecem novos "modelos" de gestão de limpeza urbana

Em Campo Grande, os secretários conheceram o projeto, em execução, do novo sistema de tratamento do lixo da cidade.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Alberto Monteiro, e o coordenador de Limpeza Urbana de Teresina, Wander Maia, estiveram nas cidades de Belo Horizonte - MG e Campo Grande - MS para conhecer a operação dos serviços de limpeza urbana nestas capitais.

Em Belo Horizonte, os secretários foram recebidos pelo engenheiro Eduardo Dias Hermeto, titular da superintendente de Limpeza Urbana da Prefeitura da cidade, e visitaram o Aterro Sanitário Macaúbas, situado no município de Sabará (região metropolitana da Grande BH) e o antigo Aterro Sanitário da BR-040 onde ainda funciona o pátio de compostagem da região. De acordo com João Alberto, o aterro, que é referencia no país, cumpre rigorosamente as normas ambientais.

Já o programa de Compostagem dos Resíduos Orgânicos da cidade consiste na transformação dos resíduos proveniente de mercados, supermercados, feiras, capina e varrição, em composto orgânico, produto semelhante ao húmus. “A administração do aterro sanitário é feita por empresa privada. A coleta do lixo urbano é feita pela Prefeitura e também por empresas terceirizadas”, afirmou.

Em Campo Grande, os secretários conheceram o projeto, em execução, do novo sistema de tratamento do lixo da cidade. “Esse sistema vai acabar com os problemas gerados pelo atual lixão da região e prevê a instalação de uma usina de compostagem de biotecnologia que permitirá a transformação de quase 55% dos resíduos sólidos em adubo orgânico”, explicou Wander Maia.

João Alberto ressaltou que a Prefeitura de Teresina criará em breve uma coordenadoria de serviço de limpeza urbana para cuidar das ações relacionadas à coleta de lixo da capital. “Por isso estamos conhecendo outras gestões de limpeza urbana em cidades que podem servir de modelo para Teresina”, concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.