Fechar
GP1

Piauí

HGV se consolida como centro de referência nacional

O Hospital Getúlio Vargas completa 69 anos nesta segunda-feira (3).

Imagem: Francisco LealClique para ampliarHospital Getúlio Vargas(Imagem:Francisco Leal)Hospital Getúlio Vargas
O Hospital Getúlio Vargas completa 69 anos nesta segunda-feira (3). A maior instituição de saúde pública do Piauí vem, desde 2003, passando por reformas que estão modernizando e ampliando todos os setores. Uma das etapas foi entregue em março, quando o HGV recebeu novos equipamentos e mudanças na estrutura física.

Os investimentos chegam a R$ 46 milhões, recursos oriundos de convênio entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Na primeira etapa foram entregues as clínicas Dermatológica, Pneumológica, Central de Transplantes e Banco de Olhos, mas até o final deste ano as duas Unidades de Terapia Intensiva e todas as 15 clínicas estarão reformadas. São elas: Clínica Oftalmológica, Ginecológica, Ortopédica/Traumatológica, Urológica, Cirúrgica, Nefrológica, Neurológica, Médica, Cardiológica, Fisioterapia e Otorrinolaringologia.

São muitas as mudanças que proporcionam melhorias no atendimento aos pacientes e bem- estar dos funcionários. Aliás, a política de humanização do HGV tem sido uma filosofia adotada pela direção do hospital. "Com essa nova visão e com os investimentos na aquisição de modernos equipamentos, criamos condições favoráveis tanto para a capacitação dos funcionários quanto para um melhor atendimento ao usuário", destaca o diretor geral do Hospital Getúlio Vargas, Noé Fortes.

Dedicação

A mais antiga funcionária do hospital se orgulha em ter a mesma idade do lugar onde trabalha há 49 anos. Dona Maria do Socorro Costa e Silva também completa 69 anos este ano, mas nem pensa em se aposentar. “Por tempo de serviço eu já teria me aposentado há anos e logo estarei me aposentando por compulsória, ou seja, por idade. Nunca parei de trabalhar e nem quero. Gosto de me sentir útil e, além do mais, aqui é minha segunda casa”, confessa.

A auxiliar administrativa conta que muita coisa mudou desde que ingressou no quadro de funcionários do local aos 19 anos. O que não mudou nela foi a disposição para trabalhar todos os dias. “Justamente porque sou a mais antiga, procuro dar exemplo. Não chego atrasada, não falto e faço meu trabalho com dedicação. Acompanhei todas as mudanças daqui e, de lá pra cá, o hospital passou por uma verdadeira transformação, ficando cada vez melhor”, destaca.

O técnico em radiologia Luiz de Carvalho compartilha da mesma opinião. Ele, que entrou no hospital através de um estágio há 15 anos, vê as mudanças como avanço, especialmente na parte de equipamentos. A modernização dos aparelhos reduziu o tempo dos procedimentos. “O HGV é o único hospital público do Estado que possui um aparelho chamado Arco Cirúrgico. Ele reduziu o tempo de uma cirurgia ortopédica de 3h30 para até 30 minutos”, revela.

Excelência

Capacitação para a realização de transplantes, maior oferta de leitos de tratamento intensivo, aumento do número de cirurgias diárias, além da implantação do Serviço de Cardiologia. Estes são alguns dos avanços a serem alcançados pelo Hospital Getúlio Vargas, que está passando pela maior reforma e ampliação de sua história.

Muito mais que uma reforma, o Hospital passa por intervenções que, além de humanizá-lo, irão fortalecer os serviços que presta, definindo seu papel na saúde pública do Estado. Dessa forma, o HGV se consolida cada vez mais como um centro de referência nacional.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.