Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Idosos produzem coroa de flores para o Dia de Finados em Esperantina

A ação terá encerramento nesta quinta-feira (31), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Esperantina.

Um grupo de idosos do Projeto Vida Ativa participou de uma oficina de confecção de coroa de flores, que serão usadas para o próximo Dia de Finados, dois de novembro. A ação terá encerramento nesta quinta-feira (31), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Esperantina.

A secretária de Assistência Social de Esperantina, Regina Silva, explica que esse tipo de oficina auxilia no exercício da criatividade e da concentração, trazendo benefícios como reforço da memória, despertando emoções e sentimentos deixados de lado com o passar do tempo.

  • Foto: Divulgação/AscomIdosos produzem coroa de flores para o Dia de Finados em EsperantinaIdosos produzem coroa de flores para o Dia de Finados em Esperantina

“O uso de coroa de flores nos cemitérios é uma atitude muito simbólica e tradicional pela comunidade. Significa a reverência, o respeito e uma demonstração de carinho e saudade com aqueles que eram do nosso convívio e já faleceram. A oficina foi um momento de expressar esse sentimento bonito e de soltar a criatividade”, conta a secretária de Assistência Social, Regina Silva.

Ainda de acordo com Regina, alguns idosos pretendem continuar a produção nos próximos dias com o intuito de comercializar as coroas de flores. “Além da produção com esse significado pessoal de homenagear os entes queridos, os idosos têm a possibilidade de produzir para a venda, caso queiram ganhar uma renda extra”, esclarece.

Para dona Maria Clarinda da Conceição, de 68 anos, a atividade foi muito proveitosa. “As oficinas são divertidas e aqui a gente tem a ajuda dos colegas nas atividades. É prazeroso e libera nossa criatividade. Gosto muito de vir para o CRAS, fico esperando chegar o dia”, conta.

O projeto Vida Ativa atende cerca de 200 idosos, com atividades de segunda à sexta-feira no CRAS. As atividades constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Sempre em grupo, elas proporcionam experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.